Umidificador de ar funciona?

Veja dicas de um especialista  sobre como fazer um umidificador funcionar corretamente.

Quando o tempo está seco, é muito comum que as pessoas sofram bastante com os incômodos desse tipo de tempo. Se os adultos sofrem com isso, imagine as crianças que não sabem como limpar suas vias respiratórias, e acabam acumulando mais impurezas que secreções que os adultos.

Alguns dados da rede varejista, que conta com 597 lojas no país, registraram um aumento muito significativo nas vendas dos umidificadores nos últimos tempos, com um aumento de mais de 560%.

Em tempos assim, é muito comum que muitos médicos recomendem que as pessoas façam uso de umidificadores, visando melhorar a condição respiratória da criança e evitar o acumulo de secreção gerada pelo tempo seco nas vias aéreas da criança, pois segundo eles, a única maneira de melhorar o ar seco.

Embora o aparelho seja extremamente fácil de utilizar, basta encher com água e liga-lo à energia elétrica, eles devem ser utilizados no período certo de tempo e não indiscriminadamente. De acordo com especialistas, o uso excessivo do umidificador pode ser tão prejudicial à saúde a ao bem-estar como o ar seco.

Ainda segundo especialistas, o aparelho só deve ser utilizado nos casos em que a umidade do ar estiver apresentando índices abaixo de 30%.

Outro aspecto importante, é que o aparelho não deve ficar ligado vaporizando e umidificando a casa o dia inteiro. Esse tipo de uso acaba favorecendo o aparecimento de mofo e bolor nas paredes e teto, bem como nos tecido como cortinas e roupas.

Esse aumento tão grande da umidade é tão ruim ou pior que o ar seco e isso pode causar ainda mais alergia e problemas respiratórios nas pessoas que moram lá.

A recomendação é que se use o aparelho durante a noite no período de sono, mas o ideal mesmo é que ele seja ligado por 3 a 4 horas antes de dormir, e desligado ao se deitar, assim, a umidade do ambiente já vai estar agradável para garantir uma boa noite de sono.

Ainda, existem alguns aparelhos mais sofisticados que possuem um temporizador, que pode ser programado para que o aparelho desligue durante o período de sono da noite, não ficando ligado durante todo o tempo em que se está dormindo.

O ar seco é prejudicial à saúde pois desidrata as mucosas como a da boca, nariz e garganta, levando até a processos inflamatórios. Então, para as pessoas que já sofrem com renite e asma, entre outras, o ar seco é ainda mais prejudicial e por isso, o uso do desumidificador é extremamente benéfico.

Ainda, para quem não pode comprar ou ainda não tem o produto, podem ser utilizadas toalhas molhadas ou baldes com água, para ajudarem a umidificar o ambiente. Beber bastante água também pode ser de extrema ajuda nesses casos em que o clima não ajuda, e ainda resseca o corpo. Também se pode hidratar e fazer a limpeza do nariz com soro fisiológico.
Então, vamos recapitular:

O umidificador de ar é um aparelho ideal para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar esteja abaixo de 30%.

Sua principal função é melhorar a qualidade do ar, auxiliando no controle de doenças respiratórias.
Ele também ajuda a prevenir o ressecamento das mucosas e evitar possíveis processos inflamatórios causados por esse ressecamento.

Ele não serve, de modo algum, para climatizar ou mesmo condicionar o ar do ambiente. Somente para deixa-lo úmido.
Existem diferentes aparelhos, para diferentes tamanhos de ambientes e com diferentes funções, de acordo com cada necessidade.
Ao comprar um umidificador você deve avaliar o que você realmente necessita além de umidificar o ambiente, além de saber o tamanho do ambiente sobre o qual você quer que ele atue.
Por fim, a resposta da dúvida inicial: umidificador de ar funciona? A resposta é sim, funciona sim! Porém, como todo aparelho, para que funcione bem e cumpra sua função à contento ele deve ser utilizado de maneira correta e adequada ou seja:

Ele não deve ficar ligado durante todo o dia. Ao ficar ligado durante um longo período de tempo ou ininterruptamente ele acaba gerando excesso de umidade o que ocasiona mofo e bolor e, consequentemente, piorar a situação respiratória do usuário.

Não deve ser utilizado com umidade do ar acima de 30%, pois a umidade acima desse valor já é suficiente para a manutenção saúde.

Deve ser utilizado à noite, no período de sono ou o ideal é que ele seja ligado no quarto, ou ambiente que se deseja umidificar, de 3 a 4 horas antes de dormi e desligado ao deita-se. Você ainda pode contar com alguns aparelhos que possuem timer e programa-los para que desliguem.

Volte a home aqui