Como funciona um sistema de ar condicionado

Você pode ter pensado em como um sistema de ar condicionado realmente funciona, ou talvez você nunca tenha dado um momento de pensamento. Apenas no caso de você ser curioso, tentaremos explicar isso.

Ar condicionado como diz, “condiciona” o ar. Não só esfria o ar, mas também reduz o teor de umidade ou a umidade. O ciclo de refrigeração desempenha um papel importante nisso. Este ciclo funciona da mesma maneira se um sistema HVAC está instalado em um prédio, em um carro ou mesmo em uma geladeira doméstica. O ar condicionado é um campo por direito próprio, mas nos atermos aos pontos principais.

Muitas pessoas não percebem que ligar o ar condicionado reduz o número de milhas por galão de seu carro. Como o compressor funciona, há excesso de energia usada na remoção do calor e umidade do ar dentro do carro, o que consome mais gasolina devido à carga extra do motor. No entanto, seu carro basicamente tem o mesmo tipo de AC que sua casa faz.

Ciclo de refrigeração

Os principais princípios do ar condicionado são a evaporação e a condensação. Ele repete o ciclo de compressão e expansão. É praticamente um experimento científico acontecendo em sua casa. Em um nível mais simples, absorve calor e o joga fora.

Evaporação

Você pode ter notado que, se você esfregar um pouco de espíritos cirúrgicos na parte traseira da mão, sua mão ficará fresca. Por que é que? É a evaporação. É porque os espíritos na parte de trás da sua mão começam a evaporar. À medida que esses espíritos se evaporam, ele tira o calor da superfície da sua pele. Este é basicamente o papel do evaporador em seu sistema de ar condicionado em casa.

O Processo de Arrefecimento de sua Casa

Sua unidade de ar condicionado usa refrigerante, algumas pessoas chamam de freon, que converte de gás para líquido e volta rapidamente. Este refrigerante transfere o calor do interior da sua casa para o ar exterior.

O aparelho de ar condicionado tem quatro elementos-chave. Eles são o compressor, o condensador, o dispositivo de medição e o evaporador. O compressor e o condensador da sua unidade normalmente estão localizados na área externa do sistema de ar condicionado. Dentro de sua casa, talvez o sótão ou em um armário, é onde você encontrará o evaporador com a unidade de tratamento de ar.

Como seu ar condicionado remove o ar quente e sopra frio

O refrigerante entra no compressor como um gás de baixa temperatura e baixa pressão. Uma vez que é “comprimido”, ele deixa o compressor como vapor de alta pressão e alta temperatura e se move para o condensador. O condensador é a unidade externa que tem aletas metálicas ao redor da carcaça.

Quando o fluido sai do condensador, ele realmente “se condensa em um líquido”. Em seguida, ele se move para o dispositivo de medição e torna-se muito mais frio. Finalmente, entra no evaporador através de pequenos tubos. A pressão cai e o líquido se transforma em gás. Este gás volta ao compressor como um gás de baixa temperatura e baixa pressão e repete o ciclo.

Se você ainda está confuso, vou explicar isso de maneira simples. Imagine uma esponja seca que é mergulhada na água e absorve uma boa quantidade. Então a esponja é removida da água é espremida para remover a água do balde. A água é absorvida pelo calor e removida deixando o ar frio.

Conclusão

Os sistemas de ar condicionado são uma invenção maravilhosa. Eles nos mantêm confortáveis ​​durante as estações extremas e nos ajudam a dormir melhor à noite. Os sistemas HVAC são incompreendidos e aprender sobre eles pode ser bastante interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *