Climatizador de ar funciona?

Saiba tudo sobre esse tipo de aparelho.
Quando chega o verão, a época mais quente do ano, muitas pessoas saem em busca de uma opção para se refrescar. Muitos tomam banho de mar ou de piscina, saem para o parque ou até mesmo se refrescam com um sorvete ou suco bem gelado, mas quando chegam em casa é que está o problema. O que fazer para refrescar-se e diminuir o calor também dentro de casa, principalmente na hora de dormir?
Uma dúvida muito frequente e que está presente em muitas pessoas é se o climatizador de ar realmente funciona, se ele resfria como o ar condicionado e se é realmente eficiente para combater o calor.
Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que o climatizador de ar não é uma alternativa ao ar condicionado, eles são coisas diferentes. O climatizador de ar não tem a mesma potencia que um ar condicionado, ele tem a capacidade de baixar, mais ou menos, de 2 a 5 graus da temperatura do ambiente, com a função somente de amenizar o calor e não resfriar.
O climatizador é mais como um ventilador com um algo a mais, um ventilador mais potente que, além do vento agradável ainda umidifica o ar e, em alguns modelos, ainda filtra do ar a poeira e os ácaros, agindo também como um purificador. Imagine que, se houvesse uma escala de 0 a 10, na qual o ventilador está no zero e o ar condicionado está no 10, o climatizador de ar estaria ocupando uma posição entre o número 3 ou 4, deu pra entender?
Embora o climatizador de ar não resfrie o ambiente como um ar condicionado, ele pode apresentar inúmeras vantagens se comparado com ele, ou até mesmo com o ventilador. Veja algumas vantagens do climatizador de ar:
Ameniza a temperatura: essa vantagem do climatizador já é autoexplicativa. Ele tem a capacidade e amenizar a temperatura do ambiente em até 5 graus, sendo muito eficiente em dias de calor moderado. Com ele, você ainda tem a opção de colocar algumas pedras de gelo no reservatório de água e conseguir uma refrescância um pouco maior, ou ainda, optar por alguns modelos que já vem com umas caixas de gel que podem ser congeladas, também para esse fim.
Também aquece: alguns modelos oferecem a vantagem de poderem ser utilizados tanto no verão quanto no inverno, pois além de resfriarem, também podem aquecer o ambiente. Mas atenção, antes de comprar, consulte para quantos metros quadrados ele funciona pois normalmente é indicado para ambientes pequenos, como quartos escritórios ou salas pequenas.
Umidificador: Essa função está presente em quase todos os modelos do aparelho. Ele é indicado para aqueles dias de calor em que o dia fica muito seco, e também para regiões em que o clima é normalmente seco, ajudando a equilibrar a umidade do ar e ajudando a prevenir irritações na garganta e nariz. Claro que vale lembrar que ele é um climatizador com função de umidificador, sendo assim, essa função secundária pode não ser tão eficiente como a de um aparelho específico para isso.
Portabilidade: além do que já falamos acima, uma outra grande vantagem desse aparelho é que ele pode ser transportado para qualquer cômodo da casa, diferente do ar condicionado que é fixo. Você pode transportá-lo entre os ambientes da sua casa e até mesmo leva-lo em uma viagem, se houver espaço no carro, claro!
Sustentável: diferente de alguns ares e aquecedores que utilizam gases ou óleo, o climatizador utiliza um sistema inofensivo ao meio ambiente.
Economia: esse é o ponto pelo qual muitos esperavam. Sim, além de ser consideravelmente mais barato que um ar condicionado, ainda mais pensando que pode atender todos os ambientes da casa, ele ainda é mais econômico no que diz respeito a consumo de energia elétrica, ou seja, ele não pesa tanto na conta como pesa um ar condicionado, mas é claro que gasta mais que um ventilador.
Filtro: além disso tudo, como ele trabalha puxando o ar, refrigerando-o e emitindo-o novamente, porém mais fresco, ele ajuda na filtragem do mesmo, por possuir um filtro, removendo as impurezas, poeira e microrganismos do ar. Alguns modelos disponíveis no mercado, ainda possuem um ionizador, que segundo os produtores, garante a limpeza do ar contra ácaros, fungos e até mesmo pólen.
Praticidade: além disso ele une o melhor do dois mundos pois possui controle remoto, assim como o ar condicionado. Com ele, você pode controlar todas as funções do seu aparelho sem ter que se levantar.
Uma dica: fique atento ao tamanho do ambiente que você deseja resfriar, se não, pode ser que o climatizador não lhe atenda a contento. Também, se informe bastante sobre as funções do produto pois nem todos tem a função de aquecer, umidificar ou filtrar o ar, ou também se você mora em uma região que não faz frio, não tem motivo para comprar um produto que aquece. Informe-se e faça a melhor opção para você.